Os avanços e o potencial do mercado Food Service

Os dados do Departamento Econômico da Associação Brasileira das Indústrias Alimentícias (Abia) confirmam essa tendência. Estima-se que nos grandes centros urbanos o número de refeições feitas fora de casa chegue a 30% das refeições totais.

Os motivos para esse novo cenário são vários, dentre eles, o ingresso da mão de obra feminina no mercado de trabalho é um dos mais significativos, já que, no Brasil, tradicionalmente, cabe às mulheres o preparo das refeições da família. O aumento de tempo passado fora de casa devido ao trânsito das grandes cidades também exigiu maior praticidade e rapidez nas refeições. Outro fator importante é a disponibilidade de tickets de alimentação oferecidos pelas empresas aos seus funcionários, fazendo com que mais refeições sejam consumidas fora de casa.

Para se ter ideia do tamanho do mercado Food Service brasileiro, estima-se que a população chegue a gastar 24% do total reservado para alimentação com refeições fora do domicílio. A expectativa é que até 2012 o gasto dos consumidores com o mercado Food Service seja entre 28% e 30%. Apesar de significativo o número ainda tem grande potencial de crescimento se comparado aos Estados Unidos e Europa, onde são destinados 50% e quase 70% respectivamente.

No Brasil, as mudanças na estrutura da classe média fizeram com que o mercado Food Service quase dobrasse nos últimos seis anos. Com o bom momento do mercado de trabalho, com o nível de desemprego registrando baixas históricas, a população está comprando mais. Segundo o indicador Serasa Experian, houve um aumento de 6,7% no consumo das famílias nos onze primeiros meses de 2010 e a expectativa é que o PIB nacional atinja 7,5% de crescimento.

Todo esse novo cenário contribuiu para que o faturamento do mercado Food Service passasse de R$ 96 bilhões em 2005 para a estimativa de R$ 181,1 bi em 2010. Diante de dados tão positivos, cada vez mais empresas do setor têm investido em infraestrutura e formas criativas de fazer o seu negócio crescer e lucrar.

Seara Food Services - Aliança de Sabor e Qualidade