O que fazer na ceia de Natal: dicas de preparo e economia!
Ao redor do mundo, o Natal é celebrado de diferentes formas. Nos Estados Unidos, por exemplo, no dia 24 é muito mais comum não haver uma comemoração própria. As crianças só dormem na espera do Papai Noel com leite e cookies. Já no Brasil, e em praticamente toda a América Latina, a celebração mais ativa é na noite da véspera do dia 25, juntando toda a família esperando dar meia-noite para comer aquela ceia bem repleta e recheada.
Como se não bastasse essa tradição de Natal latina, um aspecto cultural do brasileiro é tendência a fartura nas refeições, afinal não há nada melhor que aquele salgado bem recheado, não é? Mas o que fazer quando há uma necessidade financeira de economizar? Se você está passando por esse dilema, não se preocupe! Continue lendo que vamos te ajudar!
1. Defina o cardápio da sua ceia
Se você não sabe o que fazer na ceia, o primeiro passo é estabelecer um cardápio.
Aperitivos e entradas até a meia-noite:
Para ajudar no desjejum e garantir que os convidados não vão com tudo na ceia, uma dica é disponibilizar aperitivos e entradas durante a noite.
- Tábuas de frios: com presunto, salame, diferentes tipos de queijos, nozes e torradas com molhos;
- Canapés: uma pequena fatia fina de pão com coberturas de patês, queijos, carnes, peixes defumados, vegetais, e frutas;
- Mini saladas em copinhos: saladas com alface, tomate-cereja e molhos são ideais para degustar antes da ceia;
- Saladas de folhas e extras: misture alface, rúcula, couve ou repolho com queijos e fatias de presunto, frango ou peito de peru;
Os pratos principais da ceia de natal:
- Peru assado: É um dos pratos principais e a ave mais tradicional da ceia de Natal. Sua carne suculenta e extremamente saborosa vem geralmente temperada com ingredientes especiais, pronta para ser assada no forno. Algumas famílias preferem recheá-lo com farofa de bacon, mas isso vai da sua preferência.
- Fiesta: Geralmente como segunda opção de proteína da noite, ou funcionando como opção mais acessível de uma ave de Natal, vem com maior quantidade de carnes nobres, como peito e coxas. Possui um tempero especial para garantir uma carne macia, suculenta e saborosa, pronta para ser levada ao forno.
- Farofa: Pode ser feita com vários ingredientes, como farinha, bacon, ovos, cebola, azeitonas, passas, etc. A mais tradicional é a de banana e pode estar tanto em uma porção separada quanto como no recheio das aves natalinas.
- Arroz à grega: É o clássico arroz branco com pedaços de cenoura ralada, pimentão de vários tipos, bacon, milho, ervilha e, às vezes, dependendo da preferência, passas.
- Salpicão: Opção deliciosa tanto para a ceia quanto para o almoço de Natal. É uma salada de frango desfiado, na maioria das vezes com batata, maçã, uvas-passas e maionese.
Gostaria de saber mais do porquê se come peru no Natal? Dê uma olhada no nosso post sobre essa tradição tão significativa.
2. Estipule um número de pessoas previamente
Definido o cardápio, agora é o momento de estabelecer como se organizar com os gastos a partir disso. Se organize para convidar pessoas mais próximas e verdadeiramente especiais, além disso, planeje a duração da ceia, isso irá influenciar diretamente nos gastos, já que você poderá reduzir custos com entradas e aperitivos.
Em caso de dúvidas, confira nosso outro conteúdo e aprenda como calcular a quantidade de comida e bebida por pessoa.
3. Estabeleça um limite de gastos, pesquise e compare os preços
A palavra-chave é planejamento. Planeje bem seu cardápio, quantidade de convidados, consumo de cada um e então vá em busca da diferença de valores entre produtos e também de marcas, compare custo benefício e qualidade do produto, trocar alguns ingredientes por alternativas mais acessíveis é uma maneira eficaz de economizar na ceia de Natal, mas lembre-se: busque opções saborosas, mas que ainda, sim, cabem no seu orçamento.
4. Compre sua ceia antecipadamente
Nunca deixe para comprar os ingredientes da sua ceia de última hora. A maioria das pessoas acaba indo à procura nas datas mais próximas do Natal, o que faz com que o valor aumente devido à alta demanda de produtos enquanto os estoques se esvaziando.
5. Faça uma ceia compartilhada
Uma ceia compartilhada é a alternativa perfeita se você está tentando economizar, além de poupar tempo de preparação. É o famoso “junta-panela”: combine com seus convidados o que cada um deve levar para partilhar com os outros e o clima de união irá aumentar, já que cada convidado verá seu esforço ao preparar um prato sendo reconhecido.
6. Dica extra: compre kits de festas já prontos!
Talvez você já tenha ouvido falar, mas você sabe o que é o Kit Festa? São cestas de produtos congelados para o Natal!
Essa dica vale tanto para facilitar o que fazer para a ceia quanto economizar, os kits prontos além de serem mais em conta, possuem as principais opções de carnes para o Natal, e vão te guiar bem no que fazer na ceia de Natal simples e também nas ceias mais completas para uma grande quantidade de pessoas. Garantir um kit festas é ter um apoio a mais na organização e na preparação para o seu Natal especial.
Gostou dessas dicas? Continue navegando no seu blog e acesse posts como “Como planejar uma festa ou evento com sucesso” para sanar todas as suas dúvidas e garantir um Natal de sucesso.
Até a próxima!