Uma elegante mesa de jantar decorada para uma festa, com pratos de salada servidos em pratos brancos, taças de vinho dispostas ao redor, e um centro de mesa com um arranjo de folhas brancas, criando um ambiente sofisticado e festivo.

O que você está atraindo ao comer carne de porco em datas festivas

Prosperidade, abundância e sucesso são os significados associados ao consumo de carne suína no ano novo, natal, páscoa e outras datas comemorativas. Uvas passas poderiam ser citadas aqui? Poderiam, mas na maioria das vezes costumam ser objeto de discórdia entre as famílias, não é mesmo? Quem nunca abordou essa breve temática antes das ceias natalinas?

Muitos alimentos, objetos e tradições estão presentes na mesa dos brasileiros sem que estes saibam suas origens e quais seus significados. Vem com a gente e entenda mais sobre as origens da tradição de comer carne de porco e como esse alimento tomou as mesas das famílias brasileiras em comemorações.

Por que comer carne de porco no Ano Novo?

Macia, saborosa e fácil de fazer poderia ser a resposta para essa pergunta, mas ela vai muito além da praticidade que nos traz ao organizar uma ceia de ano novo. Superstição para uns, tradição para outros, o consumo de carne de porco está associado ao desejo de fartura e boa sorte durante o ano que se inicia.

Por ser uma carne que aceita diversas formas de preparo e combinações, a carne de porco é, em muitas ceias, o prato de destaque. Sendo assim, nada mais justo do que saber quais são as simbologias que giram ao redor dessa proteína.

Para continuar vendo dicas de preparo de datas festivas, acesse nosso blog sobre como calcular a quantidade de comida e bebida por pessoa e garanta efetividade na hora de fazer as compras.

De onde vem a tradição da carne suína nas festas de fim de ano?

Comer porco no ano novo é uma adaptação cultural brasileira às práticas religiosas do cristianismo, judaísmo e islamismo presentes no oriente médio, uma vez que essas três religiões enxergam no cordeiro um símbolo de reconciliação com Deus. Existe também na cultura chinesa a superstição de que o porco por fucinhar para frente atrai prosperidade. Une-se, então, o útil ao agradável.

O Brasil, como um país tradicionalmente católico recebe com mais força essa herança religiosa e incorpora a simbologia às suas práticas festivas. O porco substitui a carne de cordeiro e ganha destaque nas ceias de Natal e nas festas de fim de ano ao remeter às boas novas para o período que virá.

Ovelhas, carneiros e cordeiros fazem parte do gênero dos ovinos e são animais que se adaptam muito bem às temperaturas mais frias. Aqui vemos um dos motivos que levaram à adaptação brasileira. O clima subtropical e tropical restringe muito os espaços de criação desses animais. Outro elemento interessante é que comer carne de porco em datas especiais passou a ser mais acessível diante de sua criação mais abundante e valores de mercado mais acessíveis, tendo boa adesão aos diferentes cardápios e condições.

Quais são as carnes de porco mais comuns para a ceia?

Na hora colocar a mesa posta em datas comemorativas, é preciso se atentar aos pratos que serão servidos, a quantidade de pessoas que participarão e a decoração do espaço para fazer deste momento algo ainda mais especial. Um bom planejamento otimiza as tarefas para que as coisas fluam de forma harmônica e para que, ao final do dia, você não se sinta esgotada por cuidar de tudo para a ceia.

Existem opções no mercado de cortes de carne de porco que já vêm temperadas e prontas para irem direto ao forno. Assim, você economiza tempo, evita de “errar a mão no tempero” e garante boa sorte em seu início de ano. Não é ótimo? Nossa sugestão é para que você incorpore no seu cardápio cortes como:

  • Lombo;
  • Pernil;
  • Tender.

Entenda mais como cada uma das opções podem combinar com a sua ceia.

Lombo como uma opção magra de carne de porco

O Lombo possui baixa quantidade de gordura em relação a outros cortes, e ainda sim, consegue manter a suculência e a maciez da carne suína. Molhos feitos com frutas cítricas combinam muito bem com essa carne.

Por possuir pouca gordura, o Lombo sempre combina com molhos em geral, sendo possível, inclusive, adicionar bebidas alcoólicas ao seu preparo.

Pernil de porco e sua maciez inconfundível

Se você quer deixar sua ceia mais bonita, assar o pernil é uma excelente opção já que se trata de uma peça grande, que pode ser fracionada e desossada, mas que ainda sim pode ser decorada e combinada com legumes. Este corte faz parte da região traseira do porco unindo maminha, picanha e alcatra.

Por ser uma carne mais gordurosa, é mais suculenta, pois se mantém úmida por mais tempo, e como suas fibras são mais espaçadas também é muito macia. Tamanha sua praticidade que você pode utilizar o excedente de pernil, feito na ceia para fazer um Brunch de Natal, por exemplo.

As facilidades do Tender na hora de garantir prosperidade na ceia

O tender é uma parte já temperada, defumada e maturada em temperatura acima do congelamento, para garantir maciez à carne. Isso significa que é da embalagem para o forno sem medo algum de dar errado e sem mais delongas. Em geral essa peça é servida assada e possui feixes decorativos na superfície, que dão ainda mais destaque quando saem do forno.

Aproveite nossas dicas e garanta carnes com alta qualidade e sabor na sua ceia, principalmente agora que você já sabe que essa tradição faz parte da construção cultural brasileira de significados e que além da reconciliação com o divino, invoca prosperidade e abundância na sua casa.

Além das proteínas de origem suína, temos outras opções que não podem faltar na ceia. É o caso do Kit Ave Fiesta e o Kit Peru que estão tradicionalmente nas mesas natalinas e são símbolos de compartilhamento e reunião familiar. Não tem como deixar sem, não é mesmo?

Libras