Como escolher presentes corporativos para equipe e clientes?
Quando o momento é uma ocasião especial, nada melhor do que um presente corporativo atencioso, cuidadoso e cheio de personalidade para fazer colaboradores, parceiros e clientes terem momentos de alegria e vínculos fortalecidos.
Quando somos recebidos com carinho e respeito, a sensação de valorização, dedicação e reconhecimento do nosso esforço e trabalho fazem com que o ambiente corporativo seja mais saudável e agradável. Esses presentes são uma forma tangível de celebrar os sucessos de funcionários e clientes, o que torna o cotidiano corporativo ainda mais produtivo.
Mas a dúvida fica: como saber qual é o presente ideal? Aqui, vamos sanar suas dúvidas e dar 7 dicas para escolher o melhor presente e fazer funcionários e clientes felizes, fortalecendo suas relações nos negócios!
Presentes corporativos: o que levar em consideração?
Confira nossas dicas criadas especialmente para ajudar você a fazer uma excelente escolha e elevar o nível de qualidade da sua empresa!
1. Quem é a pessoa presenteada?
Para escolher um presente atencioso, é muito importante que você saiba os gostos e as necessidades dos seus funcionários ou clientes. Assim como uma persona buyer ou um perfil de consumo, é possível levantar dados concretos sobre seus colaboradores via questionários e formulários que podem ser preenchidos periodicamente.
Uma empresa pode ter maioria de funcionários homens de 40 a 60 anos, pais, casados que gostam de jogar futebol depois do horário comercial. Ou também uma equipe que é majoritariamente feminina, mais jovem, descontraída e antenada na moda e tecnologia. Fica mais fácil entender o que agrada cada grupo quando temos informações sobre quem vamos presentear.
Entender os interesses e preferências do destinatário é fundamental para escolher um presente significativo. Isso pode ser feito observando suas interações nas redes sociais, conversando com colegas de trabalho próximos ou mesmo perguntando sobre seus hobbies e atividades fora do ambiente corporativo. Quanto mais personalizado o presente, maior a chance de ele ser valorizado e bem recebido.
Então fica a dica: descubra quem é seu funcionário, gostos e estilo de vida. Faça questionários, formulários, estude estatísticas do departamento pessoal da empresa e conheça o perfil geral de quem colabora no seu negócio.
Com clientes, procure entender um pouco sobre quem é e qual o estilo de vida. Caso você atue B2B, vale pensar em algo relacionado ao ramo da empresa dessa pessoa. Nada que uma boa conversa e uma breve pesquisa não resolvam.
2. Qual a ocasião para dar o presente para clientes e funcionários?
O momento de presentear é algo a se considerar quando pensamos em dar presentes. Para datas comemorativas tradicionais, uma dica é escolher presentes sazonais e padronizados, que sejam inclusivos e amigáveis para todos, dentro da temática da data, como perus para o Natal ou chocolates na Páscoa.
Entretanto, é legal fazer isso de uma forma original e criativa, fugindo do óbvio. Aposte em acessórios interessantes e úteis, como uma bolsa térmica com a ave ou uma caneca com o chocolate da páscoa dentro. Considerar ideias de presentes corporativos pode ser complexo dependendo da ocasião, mas existem opções como um day off ou jantar que não são objetos, mas ainda assim são ótimos presentes!
Já quando a ocasião é uma comemoração interna, como a celebração de um bom negócio com um cliente bacana ou uma meta alcançada pela sua equipe, é interessante pensar fora da caixa e usar a criatividade. Traga surpresas agradáveis e que agreguem real valor à vida de quem recebe, usando principalmente a dica número 1: conhecendo mais sobre quem vai ser presenteado!
3. Devo personalizar o presente corporativo?
Para elevar a experiência, é importante pensar na personalização do presente: considere incluir um cartão que demonstre consideração e respeito, fazendo com que o vínculo criado seja mais pessoal. Uma dica é investir na decoração, no embrulho e incluir o nome da pessoa presenteada. A pessoalidade importa bastante na hora de fidelizar um cliente ou de conquistar a dedicação e a produtividade do trabalho.
Vale pensar em momentos como um bolo para o aniversário de um funcionário, que perceberá que o ambiente é acolhedor e que ele foi lembrado pelas pessoas com quem convive no cotidiano corporativo. Nessas ocasiões, incluir decoração personalizada é uma ótima ideia de como preparar a mesa posta nas datas comemorativas.
Existem empresas dedicadas à personalização de presentes e embalagens decoradas, mas também pode ser algo simples, que você mesmo faça. Caso a organização seja grande e tenha muitos funcionários, a dica é procurar a ajuda de profissionais, que podem proporcionar uma experiência positiva e de qualidade para os presenteados.
4. Periodicidade e motivação
Uma ideia é a periodicidade do presente como uma ferramenta de motivação para os funcionários e clientes, como uma recompensa por uma meta alcançada ou uma conversão de sucesso. Isso promove uma sensação de expectativa e dedicação para atingir os resultados e obter uma recompensa festiva, que traz leveza para o ambiente de trabalho.
Personalizar presentes como “funcionário do mês” ou “meta atingida” com embrulhos criativos e cartões personalizados pode ser uma excelente ideia para trazer satisfação e pertencimento aos colaboradores, o que gera entusiasmo e expectativas positivas para o cotidiano!
Para os clientes, a parabenização por uma boa compra ou contrato de serviço é um toque especial que pode fidelizar e consolidar novas conversões. Presentes sazonais como no Natal são interessantes, mas presentear em ocasiões especiais personalizadas pela empresa é um diferencial que chama atenção e passa a sensação de hospitalidade, capricho e dedicação.
5. Alinhe o presente corporativo com os valores da empresa
Na hora de escolher o que entregar para presentear um cliente ou funcionário, certifique-se de que o presente escolhido reflita os valores e a imagem da sua empresa. Evite aqueles que possam causar mal-entendidos ou que sejam interpretados como inapropriados ou de mau gosto. É uma linha tênue entre escolher algo engraçado como uma piada interna do pessoal da equipe para acabar constrangendo e ofendendo alguém.
Pense bem e busque opiniões de terceiros, faça reuniões com departamentos responsáveis e evite correr riscos. Busque entender como os presentes serão recebidos e mantenha a cordialidade necessária para um contexto profissional. Se a sua empresa trabalha com sustentabilidade, vale investir em presentes ecológicos com embalagens biodegradáveis e evitar presentes com muito plástico que geram lixo.
O valor do presente também deve ser considerado. Há pessoas que têm dificuldade de aceitar presentes com preço elevado e se sentem constrangidas ao fazê-lo. Considere o contexto da sua empresa e faça uma escolha sensata: algo não muito barato e de qualidade duvidosa, mas também não seja algo exagerado que acabe causando estranhamento e seja inapropriado para a ocasião.
Ponderar os gastos e calcular com equilíbrio em ocasiões sazonais para presentear funcionários é tão importante na hora de dar presentes quanto na hora em que precisamos saber como calcular a quantidade de comida e bebida por pessoa em um evento.
Presentes muito caros podem ser vistos com suspeita ou suborno de alguma forma, causando um desequilíbrio na harmonia do ambiente de trabalho, e presentes muito baratos podem ser vistos como descaso e falta de consideração. Pondere o orçamento disponível e o contexto dos funcionários que colaboram com a sua empresa.
6. Entregue o presente de forma atenciosa
Prefira que a entrega do presente seja feita pessoalmente, pois isso proporciona um momento gratificante de conexão que pode agregar valor sentimental e momentos positivos, tornando os vínculos entre colaboradores ou cliente e você mais sólidos.
7. Qualidade do presente corporativo
Por mais que o orçamento seja limitado, é importante escolher um presente de qualidade que mostre consideração, e não um presente de baixa qualidade que transpasse a ideia de descaso. É mais educado escolher um presente simples e menor, porém de qualidade, do que optar por algo chamativo que seja frágil e de durabilidade baixa.
Quando considerar presentear um bom cliente, a atenção aos detalhes do presente e da qualidade do produto é essencial. Evite surpresas: aposte em marcas ou produtos que você confia e conhece.
O Kit Festa da Seara é uma opção confiável e de qualidade que é adequada para os eventos sazonais, como festas que pedem as tradicionais proteínas de fim de ano. Os kits festivos oferecem uma seleção deliciosa de produtos para tornar seu Natal e Ano Novo ocasiões ainda mais especiais.
Se você está planejando presentear em qualquer época do ano, o site do Kit Festa da Seara também conta com kits que possuem ingredientes para pratos sofisticados em um jantar elegante, sobremesas e até uma variedade de lanches e aperitivos que podem ser um presente versátil e útil, proporcionando uma experiência positiva para clientes e colaboradores.
Agora que você já está preparado para presentear pessoas importantes para o seu negócio e fortalecer vínculos, que tal conhecer nosso post sobre como planejar um grande evento com sucesso? Continue navegando em nosso blog e boa leitura.
Até mais!