O movimento Segunda Sem Carne é conhecido no mundo inteiro: ele é um convite para que pessoas adeptas a dieta plant based e qualquer pessoa disposta a experimentar novos sabores descubram pratos sem proteína animal pelo menos uma vez na semana. Que tal usar essa oportunidade para provar comidas plant based ? A diferença entre elas é a seguinte: receitas 100% vegetal não têm ingredientes de origem animal, nem os derivados; já a dieta plant based pode incluir mel, ovos, leite e seus derivados. O Minha Receita selecionou 5 receitas plant based para incentivar você a iniciar as refeições da semana com o movimento Segunda sem carne: confira a seguir, escolha a sua preferida e faça em casa!

1 – Macarrão com molho de tomate e salsicha vegetal é receita fácil para segunda sem carne

A salsicha vegetal substitui a de origem animal no cachorro-quente para quem é adepto da dieta plant based, mas ela pode ir além das receitas de lanche: é possível fazer pratos super saborosos com ela! Nossa sugestão é usar a salsicha vegetal para fazer com molho de tomate, que pode ser industrializado ou feito em casa. Existem muitas formas de fazer molho de tomate caseiro, e uma delas é usar o liquidificador. Para isso, bata a quantidade desejada de tomates picados no liquidificador com um pouco de água. Depois, refogue a cebola ralada ou bem picadinha a gosto em azeite. Adicione os tomates batidos, tempere a gosto e deixe ferver. Depois, é só usar ou guardar na geladeira ou congelador. Para fazer o molho com a salsicha vegetal, refogue o alho em azeite, acrescente o molho de tomate, a salsicha vegetal picada e deixe ferver por 5 minutos. Depois, é só cozinhar o macarrão e servir com o molho: está pronto o seu prato sem origem animal!

2 – Polenta cremosa com carne de soja desfiada gratinada com queijo é opção saborosa de prato plant based para começar a segunda sem carne

Os queijos fazem parte das comidas plant based e podem ser o ingrediente de sua escolha para dar ainda mais sabor às receitas. A polenta cremosa pode ser o prato principal do almoço ou jantar se servida com carne de soja desfiada, e você pode gratinar-lá com muçarela ou queijo parmesão. Como acompanhamentos, legumes assados ou salada de folhas: uma refeição completa e fácil de fazer para quem está começando a segunda sem carne. Confira como fazer polenta cremosa no Minha Receita e prepare essa delícia em casa!

3 – Kibe vegetal com salada fatuche é comida 100% vegetal inspirada na culinária árabe

Que tal fazer uma receita plant based inspirada na culinária árabe? O kibe, que pode ser frito ou assado, também pode ser feito sem alimentos de origem animal. Entre as opções disponíveis no mercado, você encontra o kibe vegetal à base de soja, que é muito saboroso. Para servir como acompanhamento, faça uma salada fatuche: ela leva alface romana, tomate, pepino japonês, rabanete, cebola, hortelã e pão sírio cortados em triângulos e torrados no forno. Para preparar a salada, basta misturar os ingredientes já lavados e cortados. Para completar o seu almoço ou jantar árabe, veja no Minha Receita como fazer homus e babaganuche (pasta de grão-de-bico e pasta de berinjela).

4 – Segunda sem carne: experimente a receita de hambúrguer vegetal de ervilha com espaguete de abobrinha

Os adeptos da dieta plant based não precisam abrir mão do hambúrguer, pois há opções vegetais dessa proteína. Entre elas, está o hambúrguer vegetal feito à base de ervilha e com sabor carne: ele pode ser usado tanto para fazer um lanche quanto pode ser a estrela principal de uma receita para almoço ou jantar. Nossa sugestão é servi-lo com espaguete de abobrinha, um prato leve e delicioso. A receita é simples: basta cortar as abobrinhas em tiras finas, utilizando um cortador de legumes. Refogue a abobrinha com azeite e cebola e tempere com sal e pimenta-do-reino. Para deixar a receita ainda mais completa, você pode acrescentar molho de tomate. 

5 – Almôndega vegetal com cuscuz de brócolis e azeitonas pretas: receita prática para começar a segunda sem carne

As almôndegas vegetais são bem versáteis: podem ser fritas, cozidas com molho, assadas, servidas com macarrão ou até mesmo em um sanduíche. Se você está buscando um acompanhamento fácil de fazer para as almôndegas vegetais, o cuscuz de brócolis com azeitonas pretas é uma ótima ideia! Anote a receita: leve os floretes de um brócolis já lavado e higienizado no processador e bata. Em uma panela, refogue dois dentes de alho amassados em azeite, adicione o brócolis processado, um pouco de água e deixe cozinhar por 10 minutos. Tempere com sal a gosto e acrescente azeitonas pretas sem caroço.